Como Manter O Interesse Do Homem E Evitar Que O Relacionamento Esfrie

Você já esteve em um relacionamento que no comecinho foi maravilhoso… Mas que depois de um tempinho tudo começou a ir por água abaixo?

Eu sei que sim. E é normal, acontece com as melhores e os melhores. Afinal ninguém nasce com um manual de como fazer um relacionamento dar certo não é?

Mas o que ocorre também é que nós ficamos completamente perdidos quando isto acontece.

No caso de vocês mulheres, vocês devem ficar se perguntando: “Nossa, mas estava tudo tão bem. Ele parecia gostar de mim de verdade, o que eu fiz de errado?”

Mas ninguém te diz o que você fez de errado. Não de maneira clara e objetiva. 😉

E apenas por isso estou aqui!

Para te mostrar – sem enrolação e sem conversa fiada:

COMO MANTER O INTERESSE DO HOMEM E EVITAR QUE O RELACIONAMENTO ESFRIE

Manter o interesse do homem não é tão complicado, se ele já se interessou por você (de verdade e não apenas para somar mais uma na lista dele) é um caminho que pode sim ser simples, dependendo claro de pessoa para pessoa.

Mas não vou enrolar, como eu havia prometido. Vou te mostrar como manter o interesse do homem em 7 dicas bem explicadas, eu espero.

Então vamos lá!

1 Não descuide da sua imagem

Por que não descuidar da sua imagem?

Porque se um homem te conheceu vaidosa, com certos tipos de roupas, estilo diferenciado, fazendo academia e se mantendo em forma o normal é que se você parar de fazer essas coisas e se vestir desta forma é que ele perca aquela atração inicial que sentiu por você.

Muitas mulheres se produzem o máximo possível para arrumar um namorado, e depois que conseguem começam a diminuir os cuidados que tinham sobre si mesma, e começam a mudar em alguns fatores, o que deveria ser contrário.

Se for para mudar algo em relação a sua imagem que seja para melhor e que seja com cuidado.

Um exemplo: Se ele te conheceu com roupas comportadas e mais sociais, se você mudar bruscamente para roupas curtas, decotadas e mais simples, o normal é que ele deixe de sentir um pouco da atração física que o atraiu no começo.

Então não descuide da sua imagem, se mantenha no padrão, arrumada, bela, cuidando da sua saúde sempre.

Querendo ou não uma mulher que cuida mais da sua imagem e possui seu próprio estilo é mais atraente do que uma que não se importa com isso.

E não estou falando de aparência, estou falando de imagem! Espero que você entenda a diferença.

2 Não abra mão dos seus afazeres

Se você todo dia vai para o trabalho, faz algum curso e depois vai para casa da mãe, você deve continuar fazendo isso mesmo depois de arrumar um namorado.

Muito cuidado ao ficar mudando seus planos ou abrindo mão de alguma atividade que você goste para passar mais tempo ao lado do homem.

Menos ainda se ele não abrir mão dos afazeres dele próprio. Sempre o homem vai querer saber o quanto você está disposta a abrir mão das suas coisas para ficar mais tempo com ele.

Ele vai dizer que só tem tempo “hoje” por um monte de motivos, mesmo que você diga que tem cursinho hoje, ele pode até pedir para você faltar e ficar com ele.

Não faça isso, se você abrir mão dos seus afazeres ele vai ficar no controle e uma hora ou outra você vai querer que ele faça o mesmo e ele não vai fazer.

Ele vai ter certeza que você gosta dele e que por isso vai fazer de tudo para ficar com ele. E com isso ele não precisa mais se preocupar em te dar tanta atenção assim.

Se ele não abre mão dos afazeres dele para te encontrar porque você vai abrir mão dos seus? Abra mão dos seus afazeres e veja a atração que ele sente por você indo embora aos poucos. E pior, veja você mesmo se tornando carente e necessitada pela atenção de um homem que recebeu sua atenção por completo.

 3 Não abra mão do seu dinheiro

Por que estou falando isso? Claro que ninguém vai abrir mão do próprio dinheiro!

Aí é que você se engana minha querida.

Algumas mulheres quando estão apaixonadas fazem isso sim, seja para passar mais tempo com o homem, ou para cuidar da casa dos dois ou porque ele já é bem sucedido.

Mas o que elas não pensam é que se abrem mão do próprio dinheiro, também abrem mão da própria independência. O homem não quer sustentar você, ele não quer sentir você como uma obrigação.

Você deve somar e não tirar! Seja sempre um acréscimo na vida do homem. Mesmo que ele seja extremamente rico e vocês estejam casados, tenha o seu próprio emprego mesmo que seja humilde.

Claro que existem alguns casos em que você pode sair do seu emprego por um tempo, como em uma gravidez, para cuidar dos filhos ou algo do tipo.

Fora isso, goste do seu trabalho, procure sempre evoluir na vida profissional e será um fator a mais para o seu parceiro continuar atraído por você.

4 Não espere saber 100% da vida dele, e não cobre isso

Muitas mulheres acham que por estar namorando ou casada devem exigir o seu direito de saber em todo momento aonde o seu parceiro está. E que devem saber sobre tudo da vida dele, segredos e tudo mais…

Na minha opinião não é errado querer saber onde ele está e saber os seus segredos. Mas isto é algo do qual não se exige.

No começo ninguém pressiona ninguém para saber dos detalhes nem das saídas, então por que fazer isso depois?

O que deve ocorrer é que você deve confiar no seu companheiro, e deve ficar sempre na sua.

Sabe por quê? Porque se ele realmente gostar de você ele mesmo vai dizer para onde está indo, e bem capaz que ele queira te levar para todo lugar com ele e de quebra ainda vai compartilhar os detalhes da vida dele com você.

Ele vai fazer isto não por obrigação, mas sim porque gosta de você.

O contrário acontece se você pressionar, querer saber para onde ele vai ou porque ele não te conta determinado acontecimento na vida dele.

Deixe-o livre e você vai se surpreender com o tanto de detalhes que ele vai te dar sobre a própria vida.

E assim você não vai diminuir a atração que ele sente por você por ser “paranoica”, “controladora” ou “ciumenta” demais.

5 Nunca cobre atenção e carinho

Na verdade se você tem a necessidade de cobrar atenção e carinho ao seu homem algo já está errado.

Mas se ele não puder te atender por estar ocupado com alguma coisa, não reclame, não cobre e não se irrite.

Apenas entenda e análise para ver se ele não está te dando atenção porque realmente não pode ou porque já não se sente tão atraído mais.

Não importando o motivo você deve manter a mente limpa e se ocupar com outras coisas como; cursos, esportes, hobbies, amigos, família e enfim as possibilidades são imensas.

Se você começar a cobrar vai mostrar que depende emocionalmente dele, vai mostrar que não consegue ser feliz sem ele, isto vai fazer com que ele perca um bocado da atração que sentia por você, pois ele vai saber que não precisa fazer nada mais para te conquistar, afinal você vai sempre estar lá esperando por ele.

Uma coisa leva a outra, apenas seja feliz e se divirta com ou sem ele, sempre! E assim ele sempre vai se manter atraído por você e o relacionamento não vai esfriar nunca.

Ah.. e não seja tão melosa, dramática ou algo do tipo, não faça drama quando o homem não puder te encontrar, só vá fazer outra coisa.

6 Não faça planos futuros como: filho, casamento, morar juntos

Uma coisa que acaba com o interesse de um homem é ficar fazendo planos futuros, principalmente se o relacionamento for recente!

No começo você não deveria nem se importar se estar em um relacionamento sério ou não, você deveria deixar uma ideia de que está “curtindo a vida” e de que não está tão interessada em algo sério demais.

Isso faz com que o homem te ache diferente das outras mulheres e também faz com que ele abra a guarda. Ele não se sente pressionado pensando: “Nossa, mais uma desesperada atrás de um marido”.

Se você possui seu próprio emprego, possui uma boa imagem, não abre mão de si mesma, dos seus afazeres e de quem você é, se você se valoriza acima de tudo e não pressiona o homem como as outras mulheres falando sobre casamento e filhos com toda certeza o homem que se envolver com você não vai deixar de te amar por um bom tempo.

E mesmo que chegue um tempo em que aja casamento e filhos, você não terá dificuldades nenhuma em falar sobre isso pois também será o desejo dele. E se ele realmente gostar de você, ele mesmo vai falar sobre isso.

Porque ao contrário do que muita gente pensa, não é que o homem não pense em se casar ele só não quer se casar com a pessoa errada, ele quer uma mulher que o encante e faça-o se sentir um homem de verdade.

Ele não quer uma mulher que quer apenas o casamento e os filhos, ele quer uma mulher que queira ELE de verdade. Ninguém quer se sentir usado. (Falando assim parece que nós homens somos as vítimas não é? haha)

Mas então não fique enchendo o saco do homem sobre esses assuntos e o seu relacionamento vai continuar fluindo tranquilamente.

7 Nunca deixe o relacionamento cair na rotina

Essa dica aqui é importante.

Entrar na rotina é quando tudo se torna previsível e igual, mesmice.

Exemplo? Quando vocês se veem sempre nos mesmos dias da semana e quando vocês saem para os mesmos lugares. Tudo se torna previsível e o que é previsível para o ser humano é chato e tedioso.

Nós temos a necessidade de buscar sempre algo a mais, temos a necessidade de buscar o que é novo e diferente.

Fomos criados assim e esta é a lei da natureza, por isso se você não se tornar flexível a isto, o relacionamento vai se tornar chato e para pior vai se tornar chato para o homem bem mais rápido do que para você.

Por isso nunca deixe o homem ter a certeza de quando vocês irão se encontrar, não deixe-o pensar que você vai aceitar sair sempre para o mesmo lugar, não deixe-o pensar que sempre aquele mesmo tipo de filme vai te agradar.

Seja imprevisível e assim você vai forçar o homem a pensar: “O que posso fazer para agrada-la? Será que vou vê-la hoje? Será que ela vai ter tempo pra mim? Preciso conquista-la mais ainda!”

Isso faz com que a atração apenas aumente. E você evita também que o homem tenha o controle do relacionamento.

Por que ele não deve ter esse “controle”? Porque o homem geralmente não pensa no futuro.

Se você concordar ele vai querer te ver todos os dias até enjoar de você, o que não demora nada se você for previsível demais.

É por isso que quando a mulher abre mão dos seus afazeres (dica número 2), ela acaba se tornando carente, pois o homem a tem quando quer e ela se torna previsível o que leva a uma grande rotina e que o faz enjoar e ir embora mais rápido.

Depois é ela que vai feito boba chorar e fazer drama para consegui-lo de volta. Um erro leva a outro e a outro e a outro, não caia nessa. Não deixe o relacionamento cair na rotina, fique no controle!

Mas não deixe-o pensar que você o domina, é diferente. Você apenas faz escolhas que levam o relacionamento a um nível mais atrativo, não é como se você estivesse fazendo jogos com ele, forçando o seu companheiro a fazer o que não deseja.

Você apenas sabe que nem tudo é resolvido de um dia para o outro.

E era só isso meninas, “só isso, haha”.

Eu realmente espero que você tenha entendido! Às vezes você lê e entende o que está escrito, mas não consegue colocar em prática, por sei lá quais motivos, talvez tenha entendido da maneira errada.

Então não se acanhe e se ficar alguma dúvida me pergunte! Tanto pelos comentários, como pela página de contato.

E procure sempre pensar: “Nossa que legal isso que Maik falou (escreveu, no caso) mas em qual situação posso tirar proveito dessa dica, ou dessa opinião?”

E assim você vai evoluir mais rápido e mais vai se tornar uma Mulher Poderosa!

Grande abraço e até a próxima.

  • Ana Flavia Souza Meirelles

    O que fazer quando nos mulheres somos bloqueadas nas redes sociais…. bloquear tambem?

    • Não precisa bloquear de volta, apenas ignore a pessoa pelo resto da vida. 😉

      Abraço!

  • Olá! Primeiro obrigado.

    Agora, você tem que aprender a se controlar mulher! Não tem outro jeito… Talvez você esteja precisando fazer alguma atividade que relaxe a sua mente, que te dê paz, ou até mesmo procurar um psicologo pra conversar. Procure tirar o foco do relacionamento, procure passar um tempinho se preocupando mais com você mesma…

    Se você não conseguir agir normalmente com ele de jeito então esse relacionamento está condenado. Você precisa arrumar um jeito! Sei que você consegue.. 😉

    Grande abraço.
    R. Maik

  • Wanessa

    Olá, Maik! Adorei o seu blog e já estou tentando seguir seus conselhos, que achei maravilhosos,tanto que vim aqui pedir mais um. Namoro há uns 3 anos e no começo do namoro tudo eram flores. Ele sempre me mandava mensagens, aparecia com surpresinhas e fazia de tudo para me agradar. Ele tambem demonstrava certa insegurança e ciumes. Acontece que cometi o fatal erro de ser carinhosinha de mais e mimar ele um pouco pois achava o jeito dele muito fofo. Claro que deu merda. Com o tempo, as fofuras dele foram parando e a situaçao foi se invertendo ao ponto de hoje eu ser a ciumenta e ele não estar nem aí pra mim. No começo do relacionamento, eu tinha todas as senhas das redes sociais dele e me sentia poderosa por isso pois ele não tinha as minhas, eu nem pedi nada, ele me deu pq quis. Só que agora ele mudou todas, disse que eu não vou ter mais acesso a nada e tem vacilado muito comigo, inclusive me dando bolos e conversando com ex namoradas. Confesso que fica dificil ser uma mulher “poderosa” quando se está desempregada mas recentemente, ele foi demitido do trabalho e to vendo nisso uma chance para brincar com a insegurança dele. Isso é jogar sujo? O que vc me aconselha a fazer pra esse homen voltar a ser o mesno cordeiro de antes?

    • R. Maik

      Olá!

      Quem errou foi você! Então por que deseja puni-lo brincando com alguma insegurança dele? A questão é você parar de olhar pra ele e olhar pra si. Se consertar, retomar o seu poder. A sua independência, o seu desafio! Se ele voltar a te enxergar como uma mulher autossuficiente que não precisa dele para se sentir feliz consigo mesma e que tem a própria vida, daí sim ele vai se sentir atraído por você novamente.

      Abraços.

  • Rose

    Boa noite,eu tenho 32 anos e namoro um homem de 40,estamos juntos há 4 meses e ele lembrou que dia 10 faremos 5 meses,.
    Bom ,o problema é que qd comecamos a namorar com um mes ele pediu um tempo;foi na epoca do divórcio, depois de duas semanas apareceu e voltamos,um mes e meio depois aconteceu de novo,dai ele disse que minhas amigas se envolvem demais,blz ficamos mais duas semanas,dai agora voltamos ja fez um mês, porem no início do mes a filha dele veio passar as férias dela com ele e com isso ele acabou se afastando ,indo ficar na casa da minha sogra, levou todas as roupas,afilha dele nao gosta de mim ,tem ciumes de mim e de minha filha que ele ama tbm. Fiz o errado,fiz drama,corri atraz pedi atenção, cobrei por nao sairmos mais pra nenhum lugar e por nao namorar mais,e essa segunda quase terminamos ,porem estamos numa boa mas na msm,agora eu resolvi mudar,hj msm nao mandei nem um oi no whatsaap,qd eu ligo ele nao atende,qd ele vem em casa sem ela, ela nao para de ligar. O que devo fazer?

    • R. Maik

      Olá!

      Bom, você acabou o afastando mais ainda. Não é o momento de correr atrás, é o momento de procurar evoluir, melhorar. Cuidar mais da sua vida… para que ele veja que você está diferente, mais feliz, mais segura de si e confiante. Só assim ele vai voltar até você.

      Leia alguns artigos do blog sobre relacionamento e sobre conquista. Você vai descobrir muitas coisas que pode te ajudar.

      Grande beijo. Qualquer duvida estou aqui.

  • sou casada estou gostando de outra pessoa ,primeiro diz que vamos sair depois diz que estas erado ,mas sempre me da atençao e satisfaçao.ok faço.

    • R. Maik

      Se não se sente mais a vontade no seu casamento, termine-o. E assim quem sabe você pode seguir em frente sem problemas?

  • Jessica

    Olá
    Namoro a 5 anos, já largamos algumas vezes, ele fica um tempo bom, dps começa a se afasta, tipo não sabe o que, quer, nao sabe se gosta.
    Eu fico chateada com isso.
    Já estou desistindo dele.

    • R. Maik

      Querida, foque em melhorar a si mesma. Viva para você e se torne uma grande mulher, faça tudo o que sempre desejou fazer, corra atrás de tudo que você mais deseja e você vai ver como casos assim serão fáceis de resolver.

      Abraços.

  • Thalita Emannuelly Ferreira Campos

    Olá. Meu relacionamento parece desmoronar,meu marido diz que não me quer mais. Que nada q eu faça ou diga vai mudar a opinião dele. Estou grávida e tudo aconteceu muito de repente,não esperávamos isso. Estamos juntos a quase cinco anos entre idas e vindas. Mas sempre que brincávamos eu estava segura que tudo ia se resolver e voltariamos . Mas dessa vez não estou sabendo como reagir, nem o que fazer. Acho que fato de estar grávida está mexendo mais comigo. E isso está me deixando sem rumo. Existe uma solução pro meu problema,teria algo que eu possa fazer pra ele mudar de ideia e parar de falar q nao me quer ou posso me conformar e deixar acabar de vez?

    • R. Maik

      Olá!

      Olha só, se ele disse que não gosta mais de você, então porque você não deixa ele um pouco de lado e foca apenas em resolver os seus problemas e a evoluir como mulher?

      Não existe solução mágica. Ele pode sim voltar a gostar de você, mas hoje não. Você precisa deixar ele de lado, e procurar evoluir, se valorizar, se amar.

      Se você ficar no pé dele tentando uma solução para o relacionamento de vocês, ele só vai se irritar e passar a gostar menos e menos de você. O melhor que você pode fazer hoje é se valorizar.

      Então o que fazer? Esqueça o relacionamento. Preocupe-se com sua gravidez e com todas as outras áreas da sua vida. A vida não é feita apenas do casamento. Procure ficar bem em primeiro lugar, procure limpar a sua mente. Daí você vai aprendendo aos poucos como funciona a mente do homem, e como agir posteriormente.

      Espero que faça o melhor pra você.

      Um abraço e um grande beijo.

  • Cam

    Namoro um homem casado há uns 4 meses. Quando inciamos tmb era casada, mas faz mais de um mês que separei (meu relacionamento já não dava mais certo), mas ele não sabe. Não quero contar para ele não pensar que eu vou grudar nele.

    Bem, nos encontrávamos praticamente todos os dias. Trabalhamos no mesmo prédio e moramos perto, portanto, ele pegava carona comigo praticamente todos os dias. Nos falamos diariamente pelas redes sociais e por telefone sempre com mensagens carinhosas. O problema é que acabei fazendo tudo o que vc condena: previsível, ñ cumpro a regra 2×1, encontro ele todos os dias, vejo ele nos finas de semana no mesmo lugar, quase sempre que a gente se vê é no mesmo lugar e eu mudei a minha rotina (aos poucos já estou estabelecendo)…

    Agora ele está se distanciando. Não me vê mais todos os dias. Não pega minha carona com tanta frequência e nem se preocupa em me dar uma explicação quando não pode me ver. As vezes marca comigo e em cima da hora diz que já foi embora pra casa. Fico puta da vida, mas não reclamo. As vezes , muito raro, faço uma manha ( ele até já me chamou de malcriada). Ele tem certeza que me tem na mão. Mesmo ele também já tendo se declaro (nas entrelinhas) que tmb está apaixonadinho.

    Já dei presente no dia do aniversário dele e no dia dos pais (ele é pai), mas nunca ganhei nem uma flor.

    E ai, Maik, tem solução pra mim?

    Sempre recorro a seus artigos – SÃO EXCELENTES – , mas minha ansiedade não deixa que coloque seus ensinamentos em prática.

    Me ajuda…

    • R. Maik

      Olá!

      Acredito que você já saiba o que fazer. Sempre tem solução, mas se não conseguir por em prática nada vai mudar.

      Viva a sua vida, saia se divirta, desapegue um pouco dele. Ele tem que sentir que não te controla mais para a atração dele por você voltar, você deve ser desafiadora novamente. Esqueça ele e foque em você mesma, quando ele perceber que você também se distanciou é bem provável que ele vá até você para saber o que houve e daí você vai poder recomeçar da maneira correta.

      É isso, grande abraço e boa sorte. 😉

      • Cam

        Olá, Maik

        É muita coisa mudou. Passaram-se alguns meses e o relacionamento foi minguando. As ligações foram ficando cada vez menos frequentes, as mensagens de whats app tmb e os encontros…ah, o encontros… quase não aconteciam mais. Fui percebendo que ele estava me evitando em alguns momentos e só queria me ver quando ele tinha vontade. Deixei de lado. Parei de ligar e mandar mensagens. A última vez que nos vimos foi no dia 26/11(sabado) e, desde então, nunca mais liguei para ele ou mandei mensagem. Resolvi seguir as dicas do outro artigo: “Quando ele ter certeza do meu amor e não te valoriza mais”
        Três dias depois do nosso último encontro ele mandou mensagem via WA perguntando como eu estava. Respondi como amiga, indiferente.

        Voltei à minha rotina, minha independência emocional e, mais uma vez ele me procurou. Me ligou depois de uma semana, mas não pedindo desculpas, e sim me cobrando, perguntando se eu estava “de mal” com ele e pq eu fiquei todos esses dias sem dar um oi pra ele.

        Fui até o encontro dele depois de algumas horas, pra mostrar que sou adulta (rs) e não demonstrar irritação, chateada e coisas co tipo. Ele foi carinhoso, me beijou, mas eu não estava toda romântica.

        Hoje (7) o encontrei mais uma vez (trabalhamos no mesmo prédio) e tratei ele como uma colega de trabalho.

        Eu tmb esfriei com as atitudes dele, mas,sinceramente, gostaria muito de saber o que significam essas atitudes dele. Esse homem vai me deixar louca. Sou apaixonada por ele, mas agora estou me valorizando mais. Não posso e nem estou correndo atrás dele. E estou praticando a regra 2×1 tmb. Seguindo tudo.

        Me ajuda a entender… mesmo que seja dolorosa a resposra

        • R. Maik

          Olá!

          Talvez ele ainda não tenha aprendido que deve te valorizar para ganhar as coisas de você (carinho, atenção, interesse sexual..) e parece que ele quer você como uma conquista fácil. Por isso diz que você estava com raiva dele e tudo mais. Mostre que não sente raiva dele, que está tudo bem e que você está feliz consigo mesma. Ele precisa saber que não te conquistou e que se ele quiser algo de você terá que fazer por merecer.

          Nada da qual ele ganhar terá que ser de graça. Ele precisa te agradar sempre mais e mais para receber mais e mais coisas de você. Converse com ele numa boa, mas quando ele demonstrar que quer apenas o sexo sem te dar nada em troca então trate-o como um amigo, sem interesse sexual nenhum por ele. Creio que você já entenda tudo isso.

          Ele tem interesse em você, mas esse interesse precisa ser desenvolvido. Então faça com que ele invista o máximo em você e vá retribuindo aos poucos, como na regra 2×1. Assim ele vai acabar gostando realmente de você.

          Mas se você demonstrar ser uma mulher sempre disponível, fácil e que ele pode ter sempre que quiser. É só o que ele vai querer, tirar vantagem! As atitudes dele muitas vezes vai de acordo com a sua. Ele vai te tratar da maneira que você permitir e merecer.

          Espero que tenha entendido, um beijão!

  • Alice

    Oie… estou sentindo que meu namoro ta entrando numa rotina, sempre nos vemos nos mesmo dias, etc… Vamos viajar 10 dias, ou seja, vamos ficar muito tempo juntos o que pode piorar um pouco essa situação. Como posso mostrar que ele não me tem na mão durante essa viagem? Seu site é muitoooo bom! Super inteligente… Parabéns!!!

    • R. Maik

      Obrigadoo!

      Então… Rotina realmente é ruim, mas se vocês estão indo viajar durante 10 dias isso significa uma quebra na rotina.

      Mas se você ta preocupada por estar se encontrando demais com ele, você pode simplesmente não ir nesta viagem, em todo caso se isto não for realmente uma opção (e também acho que não precise tanto) você pode ir sim e mostrar que ele não te tem na mão.

      Basta não deixar ele resolver tudo sozinho, não deixa-lo escolher tudo sozinho, não deixa-lo pagar tudo sozinho, não ficar quieta sem demonstrar suas opiniões e gostos, colocar as suas vontades e ideias na mesa uma vez ou outra e não se sentir obrigada a fazer algo que ele deseje e você não apenas porque gosta dele.

      Não é tão complicado assim! Deu para entender? Se não entendeu é só responder novamente o comentário.

      Grande abraço e obrigado de novo pelo elogio. 😀

      • Raiza

        Olá, meu namoro ja caiu na rotina… Eu moro sozinha, e ele dormia aki todos os dias… agora eu sempre fico perguntando se ele vai vir ou não.
        Como faço pra mudar isso?
        Antigamente era ele que ficava perguntando se podia vir.

        • R. Maik

          Você permitiu que ele dormisse contigo todos os dias, agora ele está acostumado e vai quando bem entender… Você tem que fazê-lo entender que não é ele quem decide e sim você quando ele pode ou não pode dormir ai.

          Quando ele chegar e quiser dormir na sua casa, diga a ele: “hoje não” e aos poucos ir definindo que é você quem decide. Mas não espere que seja tão simples assim, você o acostumou de uma forma, mudar isso rápido demais talvez faça com que ele se irrite e pense várias besteiras. Então vá com calma e aos poucos deixe claro a sua vontade.

          Abraços!